Sedentarismo: considerado como a doença do século

O sedentarismo pode ser definido como a falta ou redução de atividades físicas ou esportivas. A maioria das doenças está ligada a genética, mas a maior parte pode ser evitada por meio de uma vida saudável e ativa. O sedentarismo está fortemente relacionado às doenças e por isso é considerada como a doença do século, está relacionado ao comportamento diário decorrente da comodidade da vida moderna.

Em 2010, uma pesquisa do IBGE mostra a preocupação do brasileiro em relação a saúde, o resultado é que apenas 10% faz atividade física, o sedentarismo é ainda um grande vilão para o surgimento de doenças, mas o resultado é animador as mulheres estão cuidando mais da saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde: “O sedentarismo vem crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se transformar num problema grave de saúde pública, numa epidemia global”.
O sedentarismo tem apresentado níveis de mortalidade consideravelmente maiores que outros fatores de risco como diabetes, hipertensão arterial e a Obesidade.


Conheça as vantagens para saúde ao se praticar atividade física regular:

-Benefícios fisiológicos:
- Controle do peso corporal
- Melhora da mobilidade das articulações
- Redução do risco de doenças vinculadas ao sedentarismo (diabetes, hipertensão, colesterol, obesidades, etc).
- Aumento da força e da resistência muscular para realizar as mais diversas tarefas, incluindo as do dia a dia.

-Benefícios Psicológicos e sociais:
- Aumento da auto estima
- Redução da depressão
- Alívio ao estresse
- Aumento do bem estar social
- Melhora da auto imagem
- Redução ao isolamento social

-Benefícios na composição corporal:
- Esvaziamento e diminuição do tamanho das células de gordura
- Aumento da quantidade de músculo no corpo
- Aumento do metabolismo, fazendo com que o próprio corpo gaste mais calorias.

No entanto permanecer “acomodado” não traz nenhum tipo de beneficio, pelo contrário, colabora para um processo degenerativo da saúde.


Beninho Duarte
Personal Trainer


Referências:

READAÇÃO DIÁRIO DA SERRA. Sedentarismo e falta de postura levam jovens e adolescentes mais cedo para os consultórios médicos. Disponível em: http://www.diariodaserra.com.br/showgeral.asp?codigo=816582004 Acesso em 12/12/2004. 
Fisiculturismo. Sedentarismo, o Mal do Século? Disponível em: http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=204 Acesso em 10/04/2012.
Tv o povo. Pesquisa revela sedentarismo do brasileiro e mulheres que cuidam mais da saúde. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=G7Dj9YWALtk Acesso em 10/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! muito obrigado por participar.
Beninho Personal